Plataforma Eletrônica - Acesso ao Gasoduto
Bem-vindo à Plataforma Eletrônica do Sistema de Transporte da TBG.
Plataforma Eletrônica
I - Fluxos físicos do gás natural;
II - Características técnicas e operacionais de Instalação de Transporte;
III - Capacidade Disponível, Capacidade em Fluxo Oposto ao Fluxo Físico e Capacidade Ociosa por Ponto Relevante, para prestação de novos Serviços de Transporte, inclusive Troca Operacional, nas melhores condições operacionais avaliadas via simulação termo-hidráulica:
O tema relativo à capacidade disponível, por ponto relevante, para, no mínimo, os próximos 7 (sete) anos, em base rolante, para a prestação de Serviço de Transporte Firme, encontra-se em fase de análise pelo órgão regulador. Tal análise faz-se necessária frente à existência de contratos vigentes do tipo postal.
Em breve, estarão publicadas nesta plataforma as capacidades disponíveis, conforme solicitadas pelo artigo 9º da RANP 11/16, e de acordo com as orientações da ANP.
Com relação à ociosidade para, no mínimo, os próximos 2 (dois) anos, em base rolante, para os demais Serviços de Transporte não-firmes, por motivos similares ao acima expostos, a TBG, envidando os melhores esforços no sentido de orientar os agentes interessados, divulgará, com base na programação realizada para o carregador firme para o mês subsequente, a ociosidade futura prevista para cada Ponto Relevante, considerando sua capacidade física de entrega/recebimento. Estas informações encontram-se disponíveis no arquivo Rel. Mensal de Previsão de Ociosidade em anexo, e são atualizadas mensalmente.
Para verificação do histórico de ociosidade da cada Ponto, o agente interessado poderá consultar os Relatórios de Monitoramento Mensais.
IV - Capacidades contratadas por Contrato de Serviço de Transporte celebrado;
V - Relatório(s) de simulação termo-hidráulica:
O tema relativo aos relatórios de simulação termo-hidráulica encontra-se em fase de análise pelo órgão regulador, frente à discussão em curso quanto à metodologia de aferição de capacidade em gasodutos de transporte.
Em breve, novos relatórios de simulação termo-hidráulica serão publicados nesta plataforma, de forma que:
a) reflitam as condições estabelecidas nos contratos já firmados; e
b) fundamentem a avaliação das Capacidades Disponíveis para prestação de novos serviços de transporte nas melhores condições operacionais, conforme estabelece o inciso III da RANP 11/16.
Para verificação do histórico de relatórios de simulação termo-hidráulica da TBG, clique aqui.
VIII - Resumo das ofertas de Cessão de Capacidade Contratada informadas ao Transportador por Carregadores.